04 março 2009

PEDORIDO - RIO ARDA

03 de Março de 2009
-----
Aquando das minhas buscas por trilhos para BTT na Net, já tinha prometido a mim próprio realizar o trilho carregado pelo Pedro Ribeiro (Indy), talvez mais por ser perto de Gaia, do que pela apreciação que o autor dele faz.
Foi com o meu amigo Paulo (Godóias), que nesta terça-feira prazenteira decidi realizar um dos passeios que já me tinha suscitado curiosidade.

-----
Aproveitando o bom tempo, às 09H00 lá partimos para Pedorido, freguesia do Concelho de Castelo de Paiva, localidade situada na encosta do Monte de S. Domingos e na confluência do Rio Arda e Douro.

Pelas 10H00 começamos a pedalar e seguimos o trilho que tínhamos descarregado para o GPS.

-----O percurso começou muito bem pois mal saímos do local da partida, entrámos quase de imediato num agradável trilho de terra sobranceiro ao Rio Arda, à nossa direita.
-----
Ao fim de 2/3 Kms atacamos a subida ao alto de S. Domingos. Inicialmente em asfalto, rapidamente passa a paralelo e somos confrontados com uma série de ganchos que nos levam até ao alto.

-----Subida bem durinha, ainda mais porque foi o primeiro passeio de verdadeiro monte que fazia desde Novembro do ano passado.
-----
Escusado será dizer que só faltou ser rebocado pelo Paulo que está em muito melhor forma.
Depois de uma breve paragem lá no alto a apreciar a vista fabulosa (o Paulo conseguiu distinguir edifícios em Gaia) sobre o Douro, lá começámos a descer. Trilhos florestais de forte inclinação, que quase provocaram a queda do meu parceiro de viagem, isto porque um pau ou pedra se interpuseram na roda de trás da sua GT e obrigaram a fazer uma égua em plena descida e a alta velocidade.
-----
Por sorte, os danos cingiram-se ao dropout empenado, o que o fez fazer o resto do passeio sem as três velocidades mais leves.
Resta dizer que as paisagens não são das mais deslumbrantes, que o sobe e desce constante, são por si só um desafio a condição física, mas que a distância não é muita, pelo que se torna relativamente fácil fazer o track.