30 outubro 2009

NA ROTA DA CASTANHA

*** Novamente na Serra da Freita e em trilhos pedestres.***
---Iniciamos o passeio bem cedo, porque o Marito tinha de regressar ao Porto, no princípio da tarde.
---Para não variar o começo foi frente ao Parque de Campismo do Merujal e fomos pelo trilho PR7 "Nas Escarpas da Mizarela" (8km-cerca de 3h30-dificuldade: media/alta), até ao Miradouro da Frecha de Mizarela.

---O trilho a seguir descia até ao fundo da queda de água onde já tínhamos andado noutro passeio (e não foi nada fácil descer e subir... e sem bicicletas), pelo que abandonamos o caminho e seguimos por estrada até perto do parque de merendas, na aldeia da Albergaria da Serra.
---Depois de atravessar a ponte sobre o rio Caima, entramos no trilho PR15 "Viagem à Pré-História" (17km circular), o caminho dirige-se para o cemitério após o qual, na bifurcação imediata, toma o caminho da esquerda, isto é acompanha o rio no seu pequeno vale encaixado com pequenas courelas em socalcos e azenhas, algumas das quais ainda em funcionamento.

---Aqui os cerca de 500 mt. fizeram-se a carregar a bicla, dado que o trilho seguia pela encosta rochosa e a subir...

---Atravessa-se de novo o Caima agora para a sua margem direita e após contornar um muro de pedra solta, atravessa-se a estrada empedrada num local denominado "Junqueiro", continuando-se para Leste, sempre acompanhar o Caima, que, nesta zona é ainda um pequeno riacho.

---Chegados a um cruzamento no lugar do "Vidoeiro", o caminho segue pela direita, por um troço de calçada muito antiga, que nos leva à Portela da Anta, mas como já tínhamos ali passado da última vez, seguimos até ao topo do monte, apenas mais uns metros a subir até as antenas eólicas.

---Ali chegados percorremos a estrada de asfalto, que naquele momento devido ao intenso nevoeiro era a única coisa que se via.

---Mais um passeio em que a falta de visibilidade não nos permitia ver a beleza da natureza que nos rodeava nem os caminhos para pudermos improvisar caminhos.

---Deste modo, seguimos os plásticos deixados na natureza, que não compreendo como se faz esta poluição para sinalizar o caminho e posteriormente, após o evento não se retira...
---Ainda para mais está sinalização devia pertencer algum evento de motocross, devido aos locais por onde passava, pelo que, com mais facilidade limpavam o percurso.
---Descemos até o "Viveiro da Granja", onde acabamos por entrar no trilho PR4 "Cercanias da Freita" (pequena rota de 13,3km, dificuldade media e em circuito).

---O caminho é feito por entre mata de pinheiro, com castanheiros junto do estradão, coberto de folhas e castanhas.

---Olha a castanha para o magusto! ...Toca a encher os sacos....
---De Forcada até santa Maria do Monte, freguesia de Santa Eulália (dista 2km do mosteiro de Arouca), onde se inicia este trilho pedestre, o percurso faz-se por caminhos antigos de rara beleza, campos em socalco, ribeiras...que não deu para evitar molhar os pés.
---Aproximação à Capela faz-se pelas ruas antigas e estreitas.
---Daqui ruma para sul, em direcção à Serra da Freita, através de um caminho que percorre o vale profundo do curso superior do rio Urtigosa, novamente rodeados de castanheiros.
---Pelo caminho mais uma queda da treta do vitokorov, mas que lhe causou mazelas físicas e empeno do ferro do suporte do gps...

---Na subida, este troço tornou-se impraticável circular em cima das maquinas, uma vez que não possuem motor, para conseguir vencer aquela inclinação e as pedras espalhadas naquele carreiro, que até a descer não deve ser fácil.

---Quase a chegar ao Viveiro da Granja, abandonamos o trilho pedestre e continuamos pela encosta da Serra em direcção ao Merujal, pelo caminho da semana passada, desta vez, sem chuva.
---Ali chegados, decidimos terminar o mini passeio, isto porque viemos acompanhados pelo manco do Marito de Miragaia...
---Sem banho tomado, fomos até o centro de Arouca, deliciarmo-nos com a gastronomia local.
---Pelo caminho dê-mos boleia a um rapaz até ao centro que nos indicou o restaurante o Parlamento, que deve ter apanhado o susto da vida dele com as brincadeiras abichanadas do Gigantones.