21 novembro 2009

SERRA DO CARAMULO

UMA SERRA PARA DESCOBRIR...

- -
--------Folga = passeio de bike.
---Andei a programar viagem à Serra da Estrela, para realizar mais uma etapa da Rota das Aldeias Históricas e o Jorge à última da hora decide ir para a SERRA DO CARAMULO, por ficar mais perto. Enfim...
---Assim, lá fomos e pelas 9H45, dê-mos inicio ao passeio junto da GNR do Caramulo. Após uma análise a máquina nova do Gigantones, com algumas criticas à mistura, especialmente com o Marito a considerar que a bicicleta tinha o tamanho adequado para si e não para o Gigantones, atravessamos a vila em direcção ao Caramulinho e uns metros depois entramos no trilho pedestre - "PR 4 - ROTA DOS CALEIROS".

---Alguns metros em cima da bike e logo fomos obrigados a desmontar, dado que o percurso seguia por uma subida em carreiro irregular e com muitas rochas. Ainda pensei seguir em frente para fugir ao asfalto, mas os meus companheiros de viagem rapidamente decidiram voltar para trás.
---Fiquei amuadinho e lá fui refilando pelo caminho até que o Jorge acabou por ceder e entramos novamente no caminho pedestre, no topo do monte, junto das eólicas.

---No entanto, uns metros mais à frente verificamos que íamos voltar ao caminho impraticável (uma vez que se trata de um percurso circular) decidimos improvisar (como eu gosto)...e até acabou bem!
---No Caramulinho não subimos até ao topo dos 1076mt, porque tínhamos muitos degraus para chegar ao marco geodésico.

---Continuamos pelo trilho pedestre até aldeia de Jueus, por um estradão com muita rocha pela frente.-

---Depois de analisar os montes circundantes do adro da capela, decidimos abandonar o trilho pedestre e descemos por uma calçada talvez romana, mas por pouco metros, pois encontrava-se tapada pela vegetação e por um estradão, tipo corta-fogo.

---O caminho decorreu por mato, durante vários kms na escarpa da serra até Carvalinho.
---Neste ponto entramos novamente noutro trilho pedestre (PR 3 - ROTA DAS CRUZES) um pouco mais difícil (física e tecnicamente), apesar de ser a descer, mas em single track e com muita pedra escorregadia devido a chuva, que originou a única queda do dia, a do Gigantones e da sua bike nova.

---Passagem numa ponte tipo romana com o rio a correr forte devido as últimas chuvas e nova paragem para fotos.

---Ao fim de 20km e de duas horas de viagem, chegamos ao asfalto na localidade de Guardão de Cima, e fizemos uma paragem no restaurante "Varandas da Serra", entre as 12h50 e as 13h30, para o menu do dia (assado), pela quantia de €6,50.

---Talvez devido ao vinho o Gigantones decidiu deixar os óculos de sol da "Adidas", algures no estabelecimento de restauração.
---Daqui descemos pela calçada romana, com uma extensão pequena (100/200mt), que termina no cemitério, junto de uma espécie de Pelourinho frente ao mesmo.

---Depois de uns 2 a 3 km na estrada nacional, atravessamos uma mata em direcção a Santiago de Besteiros, onde entramos novamente num trilho pedestre "PR5 - ROTA DE SANTIAGO".

---Mais 2km e voltamos ao estradão em mato, desta vez com a companhia de uma ribeira, primeiro do lado esquerdo e após a passagem da ponte de madeira do lado direito.

---Após uma tentativa frustrada para subir o monte, por falta de limpeza do estradão (Silvas), acabamos por localizar o caminho certo uns metros mais à frente.
---Esta subida de 10km levou-nos até ao topo do monte.
---Começamos a subir aos 400mt e acabamos aos 1022, mas a determinado ponto tentamos seguir por outro caminho à esquerda, para evitar a subida, mas em conversa com os guardas florestais decidimos seguir novamente aquele trilho, que nos levava as eólicas.

---Para meu infortúnio, porque a praticar desporto, de 15 em 15 dias o caso não é para menos. Já ia todo empenado!

---Aos 33km já não sentia as partes baixas, pelo que tive de andar uns metros a pé.

---Para tornar a subida mais desagradável nada como circular vários kms sem liquido no bidão.

---Finalmente chegamos as antenas eólicas e a inclinação terminou.

---Ao chegar à próxima localidade, a pequena aldeia de Bezerreira, pelas 16h00, com 42km foi com admiração que encontramos um café aberto, daí que não perdemos tempo para fazer uma pausa, para um lanche...BIFANA...

---Neste passeio os meus conhecimentos do mundo animal aumentaram, uma vez que no café estava um GINETE, para quem sabe tanto como eu trata-se de um gato selvagem, só que este estava embalsamado.

---Por forma a chegar aos 50km de passeio e utilizar as luzes que tínhamos levado, acabamos por dar mais uma volta no estradão das eólicas e mais umas voltas ao engano, porque nem todas as antenas tinham saída...

---Fotos do por do sol e um sprint até aldeia pelo asfalto, que para não variar o Marito não deu hipótese, fruto dos treinos bi-diários de atletismo, futebol, natação, musculação, etc.

Ah, e cycling...

---Segui-se o merecido banhinho cortesia de colegas de profissão e regresso a casa.

---Porém, primeiro tivemos de voltar ao restaurante para tentar recuperar os óculos desaparecidos.

---Ele há cada crente!...é claro que óculos nem vê-los....

---Para terminar tenho de reconhecer que foi uma boa decisão termos ido para a Serra do Caramulo, pois nesta fase a minha condição física é muito fraquinha...muitas horas a trabalhar no duro no sofa.