13 junho 2012

GO 120 - INSANOS

No dia 26 de Maio de 2012 aceitamos o convite dos amigos da Seara trilhos de Ponte de Lima e fomos para o veredito final do Go 120.

Desta feita e contrariamente ao ano passado em que estiveram presentes 7 ecobikers, este ano só 3 é que aceitaram o convite e decidiram enfrentar o desafio, nomeadamente:

eu, Leandro Costa,

Helder Coelho

e Luis Correia,

estreante em eventos dos amigos da Seara Trilhos.

A espectativa era grande em virtude de no ano transato ter sido um dia épico apesar de o percurso não ter sido concluído na sua totalidade em virtude das condições climatéricas serem muito adversas.

Este ano a distância era semelhante ou seja 120 km +\- com aproximadamente 3200  D+ acumulado e dificuldade fisica “elevada”.

A partida estava agendada para as 08H00, já chegamos depois da hora foi tempo para levantar os dorsais na seara trilho e depois colocar a viatura no local onde seriam os banhos para facilitar toda a logística no final.

Por volta das 08H40 lá arrancamos, primeiros km como tem sido habitual e para aquecer os músculos e a mente foram feitos pela ciclovia foram cerca de 11 km feitos tranquilamente.

Depois desta pequena oferta começava a dureza propriamente dita a primeira verdadeira ascensão do dia e a maior eram sensivelmente 12 km sempre a subir sem nenhum plano, com um desnível acumulado de cerca de 850m D+.

Subimos desde a cota 16 até á cota 831, com inclinações pelo meio a rondar os 20 %  subida esta que nos havia de levar até ao corno do bico.

È claro que pelo meio e como já vem sendo habitual no Go 120 fomos brindados com a respetiva chuva, mas em relação á chuva o pior ainda estava para chegar.

Depois disto e como o pessoal da Seara trilhos é amigo uns km a descer e a chuva a começar a aumentar, quando chove naquela zona é mesmo a sério, chuva grossa e fria.

Entramos num local que já tínhamos passado no ano transato, apesar que este ano fizemos menos km no interior de uma floresta toda verdejante em que só faltavam os duendes porque os cogumelos já lá estavam.
É um local fantástico sem duvida com as arvores a servirem de abrigo a quem entra no interior da floresta os cheiros as cores e fantásticos single track’s a serpentear as arvores e as raízes, é claro que tivemos que parar apara a fotografia da praxe este local ficou batizado por nós como floresta mágica.

Uns km mais á frente tínhamos a tenda da Seara Trilhos à nossa espera para o primeiro abastecimento, agua, fruta e abrigo e simpatia não faltava nada.

Descanso merecido depois de alguns km em plano, iniciamos novamente mais uma ascensão, no final da segunda ascensão e aproveitando uma aberta no tempo aproveitamos para degustar as iguarias que trazíamos nas mochilas e desta forma fazer a paragem mais prolongada do dia para retemperar as forças e repor os valores energéticos do organismo.

Paragem feita estrategicamente pois neste momento já se começava a sentir nas pernas os km feitos, mas ainda mais os feitos a subir porque já contávamos com cerca de 1400m D+.
Terceira ascensão do dia que nos haveria de conduzir até às Eólicas, vista imponente do alto, obstáculo ultrapassado com distinção.

Iniciamos de seguida mais uma decida, descida esta a meu ver a mais rápida e espetacular de todo o percurso, no entanto também das mais perigosas visto que a mesma é feita em gravilha solta, mais uns km no sobe e desce e segunda paragem num café das redondezas para uma Coca-cola e umas barras energéticas.
Depois e antes de iniciar a quarta ascensão que nos conduziria para a descida que antecedia a entrada no sobe e desce final que nos havia de guiar novamente até Ponte de Lima.

Segundo abastecimento dos companheiros da Seara Trilhos, paragem rápida e segue caminho para não perder o ritmo mais uns km a subir e despois disso descida rápida até Estorãos.
Passagem junto á carreira de tiro do MAI, e entramos num estradão em terra que circunda todo o monte num constante sobe e desce.

Aqui tinha chegado a reta final nas dificuldades, apesar da pendente inclinação não ser muito vincada, os km acumulados nas pernas já se faziam sentir, desta forma essa parte final foi feita a ritmo moderado até porque não tínhamos pressa em chegar ao destino.

Depois de ultrapassado essa dificuldade final entramos na ultima descida que nos conduziu até ao ponto de partida.
Resumos:
- 08H10 a pedalar;
- 10H00 no total para completar os 119 km;
- +/- 3200m D+;
Trilhos fantásticos, como já bem sendo habito, muito bem escolhidos e sempre clicáveis.
Paisagens muito verdejantes, isto sim é o BTT no seu estado mais puro e embrionário, nada de confusões nem atropelamentos, isto sim é o BTT de que tanto gosto.

Para uma organização a custo zero, dois abastecimentos com fruta e agua e simpatia, juntando os trilhos de qualidade (e dificuldade elevada), fizeram na minha opinião um trabalho fantástico.

Enquanto existir pessoal com esta competência e bom gosto para organizar eventos deste género como tem sido habitual participar este ano, tanto com a Seara trilhos bem como nas diferentes organizações do NGPS;
eu vou continuar a apostar neste tipo de eventos e não em maratonas massificadas de BTT.

Palavra para os companheiros que me acompanharam, para começar estão em boa forma fisica o que é de assinalar, depois obrigado pelo companheirismo, é um prazer poder partilhar estes momentos convosco e venha o próximo evento.