27 março 2013

TRILHOS DO PALEOZÓICO

Depois da participação no Trilho dos Abutres e já refeito do valente empeno que levei, nada como arranjar novamente "lenha para nos queimarmos", o mesmo será dizer arranjar outro empeno valente, escolha essa que recaiu nos 43 km do Trilho do Paleozóico em Valongo.

A partida estava agendada para as 08H00, para os mais corajosos que se aventuraram na distancia maior, pelas 07H45 já estávamos dentro do pavilhão de Retorta a efectuar o controle zero, pelas 08H10 era dada a partida.

Parte inicial do percurso bastante acessível, alguns km por asfalto com o intuito de alongar o grupo com 300 atletas, de seguida entrada nas instalações de uma fabrica de Lousas de Valongo, aqui dava-se a entrada na terra e lama, para mim a primeira parte do percurso até +/- ao km 14 altura do segundo abastecimento foi a pior altura, apesar de ser a parte mais fácil do percurso, foi uma luta constante entre o desistir e continuar, depois de uma semana complicada de trabalho e com alguns problemas de saúde, o animo não era o melhor.

Depois da saída da Fabrica das lousas de Valongo, inicio da primeira subida que nos conduzia até ao alto da Santa Justa e primeiro abastecimento, de seguida iniciava-se uma parte muito divertida do trilho feita maioritariamente a descer por uns caminhos abertos pela organização, e eu a pensar que conhecia relativamente bem a Serra, não podia estar mais enganado.

Aqui a vontade era cada vez menor, mesmo a descer sentia-me fraco e sem vontade de correr e de sofrer, aqui a luta entre desistir e continuar era cada vez maior, mais um grande desafio psicológico, que de certeza que vai ser muito útil para outras andanças.

Depois de terminada a descida e de fazer-mos 3 pequenos picos estávamos novamente junto a um abastecimento na aldeia de Couce, aqui foi o momento da viragem, no que diz respeito a minha prestação, depois de uma paragem mais prolongada para poder comer alguns alimentos, decidi que iria continuar pelo menos até ao próximo abastecimento.

Aqui iniciava-se duas subidas a Pias e algumas delas bastante inclinadas, de referir que o tempo foi nosso amigo, contrariamente a todas as previsões meteorológicas não caiu pingo de chuva, chegando inclusivamente o sol a sorrir para todos os participantes, para os animar e dar força para seguir em frente.

Aqui comecei a ficar melhor tanto fisicamente como anímica  foi possível acelerar o ritmo e começar a ultrapassar alguns participantes, depois disto desapareceu a nuvem negra da desistência e apareceu o céu azul de terminar com sucesso a prova e assim foi até ao final, foi gerir para que não fosse alvo dos ataques das dores musculares, isto depois do que me tinha acontecido  nos abutres, depois de duas subidas a Pias, uma delas bastante inclinada, nada como ao Km 36 aparecer a ultima subida do dia que nos conduziria novamente até a Santa Justa, uma verdadeira parede extremamente inclinada, que me lembre nunca tinha feito nada assim, para fazer cerca de 1 km e pouco foram precisos, cerca de 25 min. para chegar ao talefe.

Depois disto estavam as maiores dificuldades ultrapassadas, faltava só fazer na parte final o mesmo percurso que tínhamos feito no inicio, faltava subir só mais um bocadinho, bocadinho esse que custou.

E passadas cerca de 07H00 estavam mais 43 km feito e mais uma ultra concluída, os meus companheiros que me acompanharam nestas aventuras também concluíram a prova com sucesso o Hélder Coelho correr como uma Lebre fez menos de 6h, o Pedro Barbosa em representação do Fluvial Portuense também fez 07H00 e por fim a Filipa Barata, foi fazer os 17 km que conclui em menos de 02H25.

Para mim a vitoria não foi por fazer os 43 km, foi concluir a prova e ter conseguido ultrapassar o estigma da desistência.

Sem sombra de duvidas que a mente é poderosa, mais importante que a parte física a mente se não estiver afinada temos um enorme problema para concluir qualquer tarefa com sucesso.

No que diz respeito á prova tudo cinco estrelas o percurso estava extremamente bem marcado, bons abastecimentos e muito bem distribuídos pela prova, sem sombra de duvidas uma prova que tem pernas para evoluir nos próximos anos.

Os meus parabéns a Organização.

Agora treinar para a próxima  ainda não sei qual é, mas se certo que vai ser um enorme desafio.