03 agosto 2013

TRAVESSIA GAIA - FÁTIMA

08-06-2013


Pelos Caminhos de Santiago
-

Tendo como grande motivação a preparação do
-
-
e pegando na ideia bombástica do Leandro, decidi lançar o desafio aos meus companheiros de equipa para fazer a ligação de cerca de 240 Kms que separam a cidade de Vila Nova de Gaia e o santuário de Nossa Senhora de Fátima.
-
-
Claro que o desafio era antes demais pessoal, uma vez que já tinha feito o caminho, mas dessa vez em duas etapas e ter recordações de grandes dificuldades.
-
-
Lançado o repto, cedo alguns aventureiros se prontificaram a acompanhar-me, entre eles o Ricardo e o Bruno, o qual não pertence à equipa, mas é vizinho e amigo do Ricardo e outros ainda que foram roendo a corda e desistido da mirabolante ideia.
-
Às 05H30 estava na Sra. do Monte (Serra de Canelas), local onde passa o caminho e de onde iríamos partir.

Ao principio ainda pensei que me tinha enganado, pois eles não apareciam, mas depois lá deram sinais de vida.

-

-
O dia estava a amanhecer cinza, muito cinza mesmo e prometia chuva.
-
Lá preparamos as bicicletas, eu uma Scott Spark roda 29’’ emprestada, o Bruno na minha Orbea e o Ricardo na sua Gary Fisher e partimos.
-
Estávamos nós a chegar a Grijó e eis que a nossa amiga chuva decidiu fazer apresentações, mesmo a tempo da nossa 1ª paragem para pequeno almoço.
-

-
A partir de Grijó, até Águeda tivemos sempre a companhia da chuva, umas vezes mais, outras menos, mas sempre presente.

-
O caminho está muito bem marcado até Albergaria, principalmente e parte inicial de Gaia até à Vila da Feira, o que já não se pode dizer do resto do percurso, principalmente da parte final.
-

-
Eu e o Ricardo tínhamos já alguns treinos de preparação para o EOX e isso refletiu-se na relativa facilidade com que realizamos o passeio, isto também aconteceu porque o Bruno sem treino, quebrou o ritmo e obrigou-nos a abrandar.
-


-

Contudo quero aqui deixar uma palavra felicitação pela conquista e pela coragem e capacidade de sofrimento demonstrada.


-
De toda a jornada o que mais se destacou foi o almoço de leitão na Mealhada por volta do meio-dia,
-
 
-
alguns trilhos...
-
 
 -
a bela cidade de Coimbra,

-
a visita às ruínas de Coninbriga,
-

-
e como é óbvio a chegada ao Santuário, pelas 23H00, marcava o meu gps 232 Kms, onde depois de uma ligeira reflexão pusemos uma velas na capelinha.
-
-
Eu tenho que ser verdadeiro e posso dizer que pus uma velinha para a Nossa Senhora ajudar os meus companheiros de equipa que têm medo de fazer coisas perfeitamente realizáveis, como ficou provado.
-
Conforme combinado quando chegamos a Fátima já lá estavam os nossos homens da logística, Quelhas e Paulo, que também quiseram marcar presença nesta peregrinação, e nos trouxeram para Gaia novamente.
-
Jorge Almeida

Sem comentários: